quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Restauração - mesa com tampo de mosaico

OI!!!!
Não sei se você lembra, mas eu falei por aqui que só mexeria no armário quando tivesse restaurado a mesa da cozinha? Pois é, está feito!
 
Mesa pronta - o detalhe que falta será por conta de um marceneio competente, depois explico - e trabalho no armário iniciado.
 

A mesa é antiga, era da minha mãe e tinha um verniz escuro bem forte. Depois ela passou por uma fase azul, bem azul. Estava até bonitinha (o tampo estava com uma aplicação linda de tecido), mas ela precisava de uma reforma mesmo, pois as pernas estavam abrindo, o tampo se desfazendo e coisa e tal.

 
O tampo estragado, que era uma placa fina de uma espécie de eucatex, foi retirado, ficando apenas essa base de sarrafos. Lixei tudo muito bem, principlamente as pernas, pois elas receberiam apenas pintura. Com cola de madeira fixei os pontos que precisavam de reforço e parti pro mosaico.
 

Obs: Essa foto vai especialmente para a moça do RH lá da empresa, para explicar o porquê de eu não conseguir passar o dedo no ponto - as digitais ficaram gastas!!!
 
 
Decidi deixar um espaço maior do que o normal entre as pastilhas pois queria mais contraste entre as pastilhas escuras e o rejunte branco. Se você fizer um trabalho menor é melhor diminuir o espaço entre elas para ficar proporcional e delicado.
 
 
Se você acha que falta aventura em sua vida, experimente misturar o rejunte no tapete da sua sala, vendo TV. Inesquecível...
 

Depois de limpar o rejunte o resultado foi esse:



 
Depois de bem seco apliquei duas camadas de cera incolor para proteger o trabalho de pó e outras sujeiras. Se você reparar, as pastilhas não estão posicionadas exatamente nos limites da mesa, tem um espaço, viu? É porque eu tinha combinado com um marceneiro de fazer uma borda mais caprichada e estilosa, mas ele me deu os canos. Sem querer, essa semana encontrei com ele na loja de ferragens e ele me disse que só em ABRIL poderia fazer. Ãh??? No dia 1o de abril? - quase perguntei.
 
Pensei em algumas opções na base do faça-você-mesmo mas nenhuma me deixou satisfeita. Então apenas pintei as bordas de branco também e ficará assim até eu pensar em outra coisa ou resolver ir atrás de um outro marceneiro.  Por enquanto eu e marido estamos satisfeitos.
 
E logo, logo vamos ter novidades do armário...
 
Beijos e tchau
 
Ah, me conta o que você achou ali embaixo nos comentários!

10 comentários:

  1. Lindo!
    Parabéns pela criatividade...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei do efeito da mesa, ficou muito legal...quero ver como vai ficar o armário, pois tenho um para reformar, quem sabe eu pegue uma carona no efeito do seu kkkk

    ResponderExcluir
  3. Ammmeeeeiii!!! Parabéns, você é muito criativa! Todos seus trabalhos e posts são perfeitos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, muito obrigada! Seja sempre bem vinda aqui! bjs

      Excluir
  4. olá, gostei muito da idéia, gostaria de perguntar : Você colocou as pastilhas com que? Pois eu uma vez fiz em uma mesinha e descolou... Parabéns pelo trabalho ficou lindíssimo.

    ResponderExcluir
  5. olá, gostei muito da idéia, gostaria de perguntar : Você colocou as pastilhas com que? Pois eu uma vez fiz em uma mesinha e descolou... Parabéns pelo trabalho ficou lindíssimo.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei ficou simplesmente lindo!!! Vou tentar fazer na minha? Se eu precisar de um help venho aqui te chamar rsrsrrsrs

    ResponderExcluir

Me diz o que você achou!