Piso de madeira é a coisa mais linda do mundo. E é caro, muito caro.
Graças aos constantes avanços tecnológicos, o mercado disponibiliza diversas opções que visualmente se equiparam à autêntica madeira, sem deixar de lado a acústica, conforto térmico, facilidade de instalação, coisa e tal. Tem até vantagens extra, como a limpeza e a possibilidade que alguns têm, em caso de mudança, de serem retirados e recolocados em outro lugar.
As opções mais comuns são o piso laminado, vinílico e cerâmico, todos com uma variedade incrível de qualidades e valores.
E não é que no meio de tanta novidade o piso feito com tacos de madeira ganha vida extra e retorna ao palco da decoração? Depois de décadas sendo o piso queridinho e amado, com suas variações de parquet (são aqueles pisos que formam desenhos, como mosaicos de tacos de tamanhos e formatos variados), ele foi por um bom tempo praticamente abandonado. Era se mudar para um apartamento com o tal piso para querer arrancar tudo e colocar algo mais prático.
A verdade é que de uns tempos para cá os tacos começaram a causar certo rebuliço, alguns odiando o pobre coitado, pois tiveram experiências ruins com sua conservação (camadas intermináveis de cera, infestação de pulgas, tacos soltos ou mal colocados) enquanto outros consideram uma verdadeira riqueza encontrar um piso assim. E hoje é possível ter um piso de tacos bem cuidado e que não dê tanto trabalho, se bons profissionais forem contratados para a raspagem e recuperação inicial, e bons produtos forem usados corretamente.
Independente da escolha de usar ou não o piso de tacos, está claro que um material assim não deve ser jogado fora. Com as palavras de ordem da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reusar, jogar tacos no lixo está fora de cogitação!!!
Recentemente a designer de interiores Erika Karpuk mostrou esse projeto para a parede do quarto de seus filhos. O trabalho foi para o segundo vídeo de uma série especial, criado para o aniversário da revista Casa e Jardim, mostrando o reaproveitamento de tacos antigos para a criação de um painel colorido e muito fácil de fazer (depois de ler o post vai lá dar uma olhada, vale a pena!)
E não é só essa opção que temos para reaproveitar os taquinhos, eles podem fazer parte de projetos para a parede, mas também na criação de móveis, como essa cômoda, a cama e a mesinha de centro:
Duas ideias tiradas do Guia do Marceneiro: uma faixa para servir como cabeceira da cama e uma linda moldura para o espelho.
Até o famoso estilista Alexandre Herchcovitch, que anda se aventurando pelas esferas do design de móveis se inspirou nos parquets de sua casa para a criação de uma linha de móveis:
Fica de olho! Quem sabe você não encontra uma caçamba de entulho cheia de tacos de madeira, hein??? Você monta um projeto top para a decoração da sua casa e de quebra evita que o material seja desperdiçado!
Beijos e tchau!!!
Fontes:
Guia do Marceneiro, Erika Karpuk, Greendiary, Achica, Empório Brasil Design, Mostra Re-design.
Para você que gosta de decoração em madeira, da só uma olhada nesse blog (http://www.xobagunca.com/decoracao-sustentavel-troncos-de-madeira-na-decoracao/
ResponderExcluirEncontrei uma certa quantidade de tacos de peroba rosa e outros de imbuia,vou montar base de mesa,gostei dos exemplos,valeu.
ResponderExcluirEstou confeccionando alguns Jogos Pedagógicos em madeira.Esta publicado no meu face Jogos Pedagógicos de Cianorte,visite.Abraços.
ResponderExcluirMuito boas as dicas.
ResponderExcluirAgora se você quer tacos de madeira novos, conte com a Dupará Madeiras.
comprei uma casa que piso de madeira mais são compridas como reaproveita- las?
ResponderExcluirOlá! O que acha que transformá-las em um painel para a parede da TV? Se fizer alguma coisa manda foto para eu ver! Beijos!
ExcluirAlguem conhece algum marceneiro em sp, que faca esse servico?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirInfelizmente não conheço!
Abraços!
Gostaria de doar os tacos de madeira do piso da nossa casa, para não descartá-los na caçamba. Você tem alguma indicação? Conhece algum artista ou instituição que reaproveita esse material?
ResponderExcluirobrigada!
Olá Marcella.... Tenho interesse nos tacos.... vc está em qual cidade?
ExcluirOlá, Marcela!
ResponderExcluirQue bom que você vai doar ao invés de jogar fora. Em qual cidade você está?
Fico no aguardo!
Beijos!!
Olá tenho interesse em doar meus tacos de madeira estou em SP capital
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Luciana, tenho interesse em seus tacos, ainda estão disponíveis??? Forte Abraço
ResponderExcluirTenho +ou- 60m² de tacos para doação, caso tenha interesse, favor entrar em contato, aruake.mourao@fiepr.org.br.
ResponderExcluirTenho 18m² de tacos para doação, caso tenha interesse, favor entrar em contato, zona sul, SP cleomarya@hotmail.com
ResponderExcluirTenho 50 m2 de tacos para doação. Caso alguém tenha interesse, favor entrar em contato pelo e-mail: zuleidesuely@hotmail.com
ResponderExcluirAceito doação de tacos de madeira.. moro em Brasília, mas tenho conhecidos no Rio de Janeiro que podem buscar... quem estiver doando, pode me mandar email betaniaportoadv@outlook.com
ResponderExcluirNão troque, Renove!!! Descubra a beleza do seu piso de madeira.
ResponderExcluirbellissimopiso@gmail.com
Oi aceito tacos para doação. camargo2706@gmail.com
ResponderExcluirEncotrei uns tres mil tacos, de ipê e peroba, muito boas as dicas, valeu, um abraço.
ResponderExcluirBoa noite, amo taco de madeira e gostaria de colocar em uma pequena casa que estou construindo, alguém que tenha e queira doar . lucimarapretti@gmail.com
ResponderExcluirOlá tenho 22m2 de tacos se alguém tiver interesse vou retirar esta semana, no final do mês de maio terei que me desfazer deles tiago.lugatto@gmail.com
ExcluirTenho 80 metros de tacos de imbuia pra doar. Sou do Paraná, cidade Guarapuava.
ResponderExcluirTenho 50 metros de tacos para doar se tiver enterese me manda um zap 21 968161451 rio de Janeiro tenho urgência pra retirada dos tacos já está ensacados
ResponderExcluir