terça-feira, 30 de julho de 2013

Portas pra que te quero!!!

O dia está no fim e ainda tenho muito trabalho para fazer hoje.

Uma paradinha básica para descansar e olhar fotos de lindas portas. Quem disse que elas precisam ser discretas? Com uma boa dose de cor, a porta pode ser o "elemento surpresa" da casa!





 
 
 
 


 
Beijos!!!
 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Balanço dentro de casa

Balançar é muito bom! Ter um balanço na varanda ou no quintal é uma ideia apreciada por muitos, todo mundo curte sentar e relaxar. 


 
                       
 
Mas o que eu queria mesmo era ter um balanço dentro de casa. Acho a ideia muito justa. Afinal, porque só poder curtir um balanço no lado externo da casa? Colocaria na boa um bem lindão na sala ou no quarto.






Para os menos radicais é possível escolher um meio termo: nem quintal, nem sala ou quarto: pode colocar numa sala de leitura ou jardim de inverno, ficará ótimo também.


 
O que não dá pra acontecer é "fazer a louca" e sair pendurando o balanço casa adentro. Para fazer uma instalação desse tipo (no caso dos balanços de teto, é claro) é preciso verificar o peso do balanço e quanto ele suportará, para então poder calcular a forma correta de fixação. O teto também deverá ser avaliado, se for laje fica mais fácil, mas no caso de forro só com orientação profissional!!!
 
Outra coisa importante é avaliar bem se esse item casará bem com a composição geral do ambiente, afinal, será um pouquinho complicado ficar mudando ele de lugar...
 
Por enquanto eu permaneço com meu balanço de jardim, que é lindo mas precisa ser reformado. Mas quando eu começar a construir minha casa, essa possibilidade com certeza será estudada!
 
Beijos e tchau!
 
Fontes: Casa montada, Emily Henderson, Casa Abril, Decoração.com, The Blend e Facebook

quarta-feira, 10 de julho de 2013

terça-feira, 9 de julho de 2013

Como reaproveitar piso de tacos de madeira

Piso de madeira é a coisa mais linda do mundo. E é caro, muito caro.
 
Graças aos constantes avanços tecnológicos, o mercado disponibiliza diversas opções que visualmente se equiparam à autêntica madeira, sem deixar de lado a acústica, conforto térmico, facilidade de instalação, coisa e tal. Tem até vantagens extra, como a limpeza e a possibilidade que alguns têm, em caso de mudança, de serem retirados e recolocados em outro lugar.
 
As opções mais comuns são o piso laminado, vinílico e cerâmico, todos com uma variedade incrível de qualidades e valores.
 
E não é que no meio de tanta novidade o piso feito com tacos de madeira ganha vida extra e retorna ao palco da decoração? Depois de décadas sendo o piso queridinho e amado, com suas variações de parquet (são aqueles pisos que formam desenhos, como mosaicos de tacos de tamanhos e formatos variados), ele foi por um bom tempo praticamente abandonado. Era se mudar para um apartamento com o tal piso para querer arrancar tudo e colocar algo mais prático.
 
 
 
A verdade é que de uns tempos para cá os tacos começaram a causar certo rebuliço, alguns odiando o pobre coitado, pois tiveram experiências ruins com sua conservação (camadas intermináveis de cera, infestação de pulgas, tacos soltos ou mal colocados) enquanto outros consideram uma verdadeira riqueza encontrar um piso assim. E hoje é possível ter um piso de tacos bem cuidado e que não dê tanto trabalho, se bons profissionais forem contratados para a raspagem e recuperação inicial, e bons produtos forem usados corretamente.
 
Independente da escolha de usar ou não o piso de tacos, está claro que um material assim não deve ser jogado fora. Com as palavras de ordem da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reusar, jogar tacos no lixo está fora de cogitação!!!
 
Recentemente a designer de interiores Erika Karpuk mostrou esse projeto para a parede do quarto de seus filhos. O trabalho foi para o segundo vídeo de uma série especial, criado para o aniversário da revista Casa e Jardim, mostrando o reaproveitamento de tacos antigos para a criação de um painel colorido e muito fácil de fazer (depois de ler o post vai lá dar uma olhada, vale a pena!)
 



E não é só essa opção que temos para reaproveitar os taquinhos, eles podem fazer parte de projetos para a parede, mas também na criação de móveis, como essa cômoda, a cama e a mesinha de centro:

 
 
 
 
Duas ideias tiradas do Guia do Marceneiro: uma faixa para servir como cabeceira da cama e uma linda moldura para o espelho.
 



Até o famoso estilista Alexandre Herchcovitch, que anda se aventurando pelas esferas do design de móveis se inspirou nos parquets de sua casa para a criação de uma linha de móveis:
Fica de olho! Quem sabe você não encontra uma caçamba de entulho cheia de tacos de madeira, hein??? Você monta um projeto top para a decoração da sua casa e de quebra evita que o material seja desperdiçado!
 
Beijos e tchau!!!
 
Fontes:
Guia do Marceneiro, Erika Karpuk, Greendiary, Achica, Empório Brasil Design, Mostra Re-design.