terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ousadia na decoração

Olha só o trabalho fantástico feito pelo artista argentino Lucas Risé. Se você gosta de pinturas ousadas vai se esbaldar. Pode ser um pouco exagerado para um móvel de grande porte, mas se usado numa mesinha ou banqueta deixaria um clima muito alegre no ambiente, sem pesar.

Outra opção seria deixar uma das cores mais fortes da estampa nas bordas do armário e a estampa em si só nas portas.



Vale a pena visitar o site dele: http://www.sansparapluie.com/cabinets.html#. Indicação da leitora e fã nº 1 do blog: Lúcia (minha mãe).

Beijos e tchau!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Porta-tudo facinho de fazer

Oi!
 
Não sabe o que fazer no sabadão? Tem milhares de coisas pra fazer no seu dia de folga mas queria uma coisa mais leve pra relaxar? Pois seus problemas acabaram!!! Corre hoje e compra o material (aposto que você tem uns retalhos em casa, não tem, não?) e amanhã põe a mão na massa!
 
Achei muito útil essa ideia e estou pensando em colocá-la em prática. E não precisa ser muito experiente em costura para dar conta do projeto, não! Se você não se dá bem com agulhas pode recorrer à cola de tecido e até mesmo cola quente.
 


Além de organizar, um painel como esse se torna item decorativo fácil, fácil! Se você resolver fazer, pense um pouquinho nas coisas que você vai querer colocar no painel para distribuir melhor os bolsos e tiras. Olha só como a pessoa que fez esse aqui acolheu bem as agulhas maiores, os pincéis grandes e os pequeninos!

 
O passo-a-passo é do Design Sponge. Se você fizer me manda a foto pra gente mostrar aqui, ok?
 
Beijos e tchau!!!

Mais armários para organizar o escritório

Olá!

Mais armários transformados em mini-escritórios:

Gosto MUITO de misturar pintura com aplicação de tecido em partes estratégicas da peça (prateleiras ou portas), como na 1a imagem.
Boas sacadas da 2a foto: a luminária rebaixada que substitui aquela que ocuparia espaço na mesa e as pranchetas transformadas em painel de recados.




Tudo bem, eu sei que não é um armário, mas a maneira como a bancada foi colocada a deixa com esse ar de aproveitamento de espaço. Para não ficar sem graça, a dica é usar pedaços de tecido, papel de parede ou de outro tipo e fazer uma montagem como essa abaixo.

Se você tem medo de misturar estampas, comece aos pouquinhos, seguindo uma regra básica: a mesma paleta de cores nas diferentes estampas - não tem erro. Quando estiver mais seguro na arte da mistura, pode passar para o nível dois, que é escolher uma estampa principal (mais marcante) como referência e escolher as demais estampas a partir das cores da primeira, mesmo que essas estampas secundárias acrescentem outras cores. Aí vale o bom senso para harmonizar as cores.

* Ponto extra para as latas de lixo. Foco na reciclagem.




Aqui mais um exemplo de como a placa de eucatex (essa toda furadinha) é uma mão-na-roda na hora de organizar os itens de uso constante. Utilizando ganchos fica tudo à mão. As caixas, quando são padronizadas, ajudam muito na leveza do visual, pode apostar!




Olha as caixas padronizadas aí de novo. Não precisam ser todas, apenas alguns grupos já criam esse efeito.



 



E por último: só os cestos verdes já trariam uma sensação de estar tudo em ordem, não é? Mas ao acrescentar os revisteiros organizando os livros e apostilas o resultado foi uma unidade visual fantástica.



Em breve mais episódios da saga do armário!
Beijos e tchau!!!


Fontes: Pinterest - BHG - A daily dose of davis

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A saga "O armário" - Inspiração no armário alheio

Muitas inspirações para a transformação do armário do escritório. Vou colocar aqui em duas partes, pois são muitas fotos bonitas pra gente tirar ideias. Algumas são só armário e outras abrigam até mesmo a escrivaninha.
1. O "CHEGUEI" - Adoro essa cor e acho que deixa tudo mais alegre. Se você acha ela muito berrante, repara como colocar os cestos de palha suaviza o efeito. Ah, e que coisa charmosa colocar os vasinhos em cima!

BHG



2. O ESCRITÓRIO SECRETO - Esse é ótimo para quem não quer deixar as coisas do escritório muito à vista. Quer esconder? Fecha a porta e ele não passa de uma porta fechada (tô me imaginando escrevendo a tese dentro dele... com a porta fechada para não ouvir a vizinha cantando - Vizinha, um beijo pra você!).
The blooming hydrangea



3 O BONITINHO MAS SEM-VERGONHA - Pessoas, achei ele lindo, mas pouco prático. A altura da bancada de trabalho, o não-lugar de colocar as pernas... Se você estiver pensando em transformar um armário em escritório é bom pensar nesses detalhes para garantir sua funcionalidade.

Colour her hope



4. O SMURFETE FAVORITO - Pelas pesquisas na web esse é, sem dúvida, o preferido de muitas blogueiras, pelo grau de fofura e riqueza de detalhes. Quer ver? Lustre, papel de parede no fundo, gabinetes pintados, placa de eucatex na porta, etc, etc...

Country living



5. O DELICADO - Escrivaninha de moça fina e delicada.

Craft room ideas



6. O CHEIO DE PERSONALIDADE - Fantástica a mistura do roxo, verde pistache e quadro negro. Disfarça e finge que não viu que esse armário é só - só mesmo - para as coisas do bichano. Mordomia...

Receitinhas e dicas da vovó



7. GANHADOR DO PRÊMIO MASTER DE ORGANIZAÇÃO - Quem olha de fora esse armário todo branquinho, com cara de comportado, jamais poderia imaginar a loucura de materiais organizados dentro dele! A dona é uma craftera de mão cheia, dá uma passadinha no site dela que você vai ver quanta coisa ela faz.


In my own style
Será que ver todas essas opções não te deixa mais animado pra reordenar o seu cantinho de trabalho?Amanhã mostro outras ideias.

Beijos e tchau!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O início da saga "O Armário"

Certo dia, passando em frente a uma loja de móveis usados, o marido pergunta, só para agradar:
- Quer dar uma olhada nessa loja? (Destaque para o fato da loja não ser lá essas coisas e o marido não dar nada por ela – e ter certeza de que eu não ia querer comprar nada).
Você não pode imaginar como eu fico feliz ao bisbilhotar lojas de móveis antigos.  Entrei como a criança que entra em loja de brinquedos e fui olhando, olhando, entrando nas profundezas mais sombrias da loja, até que dou de cara com três armários antigos LINDOS demais, escondidos atrás de umas velhariazinhas.
Pensei em como eles deviam ser caros, afinal, já tinha visto alguns assim em outras lojas por valores bem salgados. Perguntei por curiosidade o preço e o vendedor me disse um valor que é a décima parte do que eles costumam valer!!!
É, querida amiga, você deve imaginar o final dessa história... eu olhando com cara de o Gato de Botas pro marido, ele olhando pra mim com cara de Shrek e o vendedor nos olhando com a cara de quem não entendia o tamanho do drama que se desenrolava (tipo o burro falante).
Bom, o armário foi parar em casa com a promessa de ser restaurado em breve. A reforma dele ainda não veio, mas a necessidade de organizar o escritório fez com que eu o elegesse para ser usado para guardar livros e materiais de escritório.


 Aproveitei os restos de uma sapateira antiga para fazer as prateleiras. De um pallet que encontrei na rua foram cortadas as ripas para segurar as prateleiras. Um antigo gaveteiro foi parar dentro do armário e por enquanto ele está assim:


Substituirei as pastas amarelas por arquivos do tipo revisteiro, são mais fáceis de manusear.

Eu estava pensando em mostrar só quando estivesse pronto, mas pensei melhor e vi que a graça está nisso mesmo, da gente ir reparando nas transformações, que à vezes demoram mas valem a pena.
Os livros e apostilas mais usados estão em outro móvel, que terá um post só para ele. Os menos usados vieram para o armário. As tranqueiras estão dentro das caixas vermelhas que – prometo – receberão etiquetas para identificarmos seu conteúdo com mais facilidade.
A reforma do armário só será feita depois que eu pintar a mesa da cozinha e do escritório. Depois disso, passo para a restauração dele. O fundo e os puxadores deverão ser trocados, a parte interna das portas receberá complementos para favorecer a organização e vou clarear a cor do móvel para ficar mais leve no ambiente. As ripas serão trocadas por outras de melhor qualidade e as prateleiras serão revestidas com tecido. A tarefa de lixar será árdua e o marido já avisou que estou por minha conta – ô dó.
Mas o marido não está sem crédito não, me ajudou a cortar as prateleiras e a fixar as ripas. E nos outros projetos ele participa pra caramba – só declarou que não lixa mais nada e me lembra disso a cada coisinha que eu vejo na rua e quero trazer pra casa. É mais ou menos assim:
- Olha, amor, dá pra levar essas pernas de mesa pra casa e reformar OU olha essa moldura velha de espelho, se lixar e pintar fica novilha OU amor, para o carro que eu vi um estrado de cama jogado na calçada!!! OU Nossa, dá a ré que eu vi um caixote de fruta!!!
- Mas você vai reformar logo ou vai ficar lá ocupando espaço?
- Mas é claro que vou usar logo, imagina...
- Mas é você quem vai lixar, não é?
- Claro...
- E você quer levar mesmo?
- Ah, acho que a gente não pode deixar passar, não é?!!!
E é assim que muitas coisas vêm parar aqui em casa.
Ah, amanhã vou colocar aqui alguns armários que servirão de inspiração!

Beijos e tchau!

Obs: Me ajuda a decidir como será esse armário? Coloridão, bem alegre? Todo branco? Pátina? Tecido delicado? Pintura delicada com detalhes em tecido? O que? O que? O que?????

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cores! Muitas cores!!!

Depois do último post me lancei de cabeça na execução de alguns daquelas desafios.
Está sendo uma tarefa paralela entre reorganizar/remodelar/trocar-tudo-de-lugar no escritório, na cozinha e na despensa. Em relação aos móveis virou realmente uma dança das cadeiras que vou mostrar - espero - até segunda-feira (até porque está difícil se mexer por aqui do jeito que está).

Enquanto não mostro os resultados, vamos ver um quarto muito colorido de uma moça que saiu na Teen Vogue há um tempão. Eu só tinha visto uma ou duas fotos, mas agora que achei a fonte certa e dá pra ver mais detalhes.

O quarto da moça era assim, ó:



Depois da transformação ficou assim:

 
O colorido do quarto dá um ar de alegria e descontração. Quem quer colorir mas tem medo de errar a mão é só manter as paredes e móveis principais neutros, para poder acrescentar muita cor nos complementos. Repara que as paredes, cama e prateleiras são brancas, o que permite a brincadeira entre a mesa vermelha, tapete coloridão e todos os demais detalhes, sem pesar o visual.

Gosto muito dos lustres de papel colorido. Aqui no Brasil é difícil achar eles assim, o mais fácil é comprar o branquinho básico e customizar. Ou comprar pela internet vindo de fora! O mural é personalizado e permite que a dona expresse sua identidade, gostos e o que mais quiser.
 
 
 
 
Algumas ideias, quando são boas, permanecem mesmo quando já estão um pouco batidas, como esta, de pintar uma parede ou porta com tinta esmalte fosca preta ou verde e usar como quadro-negro.
 
 
Aqui a dona do quartinho, toda fofa e orgulhosa!!!
 
Imagens: Teen Vogue
 
Gostou do ambiente? Deixe sua opinião pra gente saber!!!
 
Beijos e tchau!!!
 
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

E as resoluções? Vamos de desafio que é melhor!!!



Comecei a pensar nesse assunto essa semana, depois de ficar parecendo um dalmata branco e vermelho. Fui pintar a fachada da casa da minha mãe e respingou "um pouco" de tinta nos meus braços, que foram pegando sol sem eu perceber. Resultado no final do dia depois do banho: braços vermelhões com pequenas manchas brancas, um charme só! E viva o protetor solar que ficou esquecido!!!

Voltando ao assunto, sabe aquelas resoluções de ano novo? Pois é, não sou boa com isso.

Primeiro, porque não sou de fazer planos a longo prazo, penso sempre nas diversas variáveis que vão nos levar a lugares desconhecidos e nos fazer readequar os planos. Sendo assim, vou de pouquinho em pouquinho.

Apenas algumas coisas entram na minha lista do "longo prazo", como estudos (doutorado - mais três anos), viagens (tem que ter plano senão não sai), comprar casa (eba, essa já foi - mais ou menos) e ter bebê. Mesmo assim, é bom saber que os planos são nossos mas quem sempre tem a resposta final é Deus. O Bebê, por exemplo, já foi adiado, nas minhas contas, umas cinco vezes (vai ser no ano que vem... não no outro.... só mais dois.... e assim por diante).

Segundo, porque apesar de cada ano novo representar o início de um novo ciclo, a vida é uma só. E se a gente ficar esperando pelos novos ciclos... ah, não vamos fazer nada!!! Que o diga os regimes de segunda-feira!!!

Mas ok, ok, um pouco de organização é preciso e não faz mal a ninguém, não é? Até mesmo para ajudar na definição das prioridades. Então, ao invés de resoluções, que tal uma lista de objetivos - sem um prazo estipulado - tipo desafios? Com direito a dancinha da vitória com os cachorros e chocolate ao final de casa etapa.

Minha casa está gritando para eu fazer essa lista - são tantas coisas a serem feitas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

- Pintar fachada da casa;

- Passar massa corrida e pintar a cozinha;

- Pintar o escritório (cubículo onde estão enfurnadas todas as coisas que não têm seu lugar definido + livros + material de trabalho). A foto a seguir é pra você ter ideia de como eu o vejo. Mas no meio dos livros acrescente os objetos que você imaginar;



- Colocar porta na despensa (o outro cubículo onde estão as coisas que não podem ficar junto da tralha do escritório, afinal, toda bagunça deve ter alguma lógica);

- Reforçar e reorganizar prateleiras da despensa (digamos que depois do incidente da prateleira de cima caindo em cima de todas as outras e destruindo em efeito dominó metade dos meus utensílios de cozinha, o lugar ficou um pouco... tenebroso...). É pra fica algo assim:



- Arrumar encanamento do banheiro - vazamento persistente e irritante e gastador e destruidor-de-marido;

- Refazer trilho do portão;

- Pintar portão, portas e janelas da casa - M-E-D-O da trabalheira que vai dar nessa etapa;

- Terminar os 246 projetos artísticos iniciados em 2012;

- Construir mesa de centro;

- Construir o rack da tv (apesar de estar no final da lista ele pode ser remanejado).

- Trocar o piso da casa (ih, acho que essa vou ter que tirar) e adestrar os cães (esse é piada mesmo).

Minha vontade é fazer tudo até fevereiro (momento ilusão), mas acho que levará um tempinho a mais que isso...

Conforme eu for fazendo vou mostrando tudo por aqui!!!

Alguém aí tem uma dica pra me ajudar a vencer esses desafios?
Só não adianta dizer pra contratar profissionais, porque tirando o encanamento, terá que ser tudo no faça-você-mesmo-com-seu-marido!



Beijos e tchau!!!


Fonte de livros

Oi!!!
O dia do leitor foi na segunda-feira (07/01). Pensando nisso, olha só o visual da frente de uma biblioteca nos EUA:
 

Essa fonte é obra do escultor Michael Frasca e foi dedicada a Amelia Valerio Weinberg. Não foi possível descobrir muito sobre Amelia, apenas que a construção da fonte foi possível graças a uma doação que ela fez à biblioteca para que a obra fosse construída, daí a homenagem. Imagino que ela adorava ler e queria estimular outros a fazerem o mesmo...
 
A cascata de água sobre uma pilha de livros de cerâmica representa o livre fluxo de informações e ideias por meio da palavra impressa. Inspirador, não é? O lugar não poderia deixar de ser popular entre grupos escolares e turistas, afinal, é lindo, e fica em frente a Biblioteca Pública de Cincinnati, Ohio.

 
Beijos e tchau!!!
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Porta-talheres criativo

Achei essa ideia muito boa e vai ser ótima aqui em casa. Faz tempo que preciso de um porta-talheres e agora tenho a inspiração necessária!Será que não é um presente muito charmoso para alguém que vai se casar? Vale usar aquela velha tábua de corte, você dá uma lixada nela, enverniza (com verniz a base d'agua, já que teremos contato direto com talheres) e compra uma tábua de corte de um material mais apropriado, afinal, tábuas de madeira não são boas para a saúde!!!



O passo a passo original é daqui, mas eu vi no Copy & Paste, um blog muito bom, que se atualiza numa velocidade incrível!!! A dona dele é a Susi, uma brasileira que vive na Itália e sempre garimpa fotos bonitas com coisas criativas para a casa.

Beijo e feliz ano novo!!!