terça-feira, 8 de outubro de 2013

Listas de rotina diária

Conforme expliquei aqui, estou implementando estratégias de organização para facilitar minha vida, tendo como base orientações do site da Thais Godinho, o Vida Organizada. Uma das ferramentas para isso é o uso de listas de rotinas. Estou trabalhando com três listas:

1. Rotina matinal
2. Rotina noturna
3. Cardápio semanal

As duas primeiras ficaram assim:



Elas são rotinas diárias. Pode parecer sem sentido, à primeira vista, fazer uma lista dessas, pois mostram coisas muito básicas do dia a dia. Mas é isso mesmo! A ideia é incorporar essas coisas simples, mas que muitas vezes deixamos de fazer, para que se tornem "automáticas". Depois de alguns dias de disciplina, vai ser natural, não será necessário nem olhar mais para a lista.
 
Publiquei aqui apenas a minha, mas elaborei uma para mim e outra para o marido. De manhã, é tudo muito básico e instintivo. Coloquei três pequenas "tarefas" de arrumação da casa para cada um, coisas que podem ser feitas bem rapidinho, para não atrasar ninguém. Enquanto eu tenho que dar uma ordem no banheiro, botar roupa pra lavar e regar as plantas, maridão deve arrumar a cama, varrer a calçada e limpar sujeiras dos cães.
 
À noite, separei minha lista em três blocos. As primeiras atividades referem-se a dar uma geral na casa. Se você reparar ali no item 3, falo em arrumar um "hotspot". Esse termo, se traduzirmos ao pé da letra, seria um "ponto quente". E não é que o termo representa muito bem aquelas áreas na nossa casa que vivem bagunçadas? Pode ser uma mesa entulhada de coisas, uma cômoda bagunçada, uma parte do armário... A ideia desse item é que se você separar quinze minutos por dia de dedicação a um desses pontos quentes, aos poucos eles vão diminuindo e a ordem vai sendo estabelecida. O segundo bloco é de organização para o trabalho e para o estudo. O terceiro é de cuidados pessoais.
 
O bacana dessas listas é que cada pessoa pode adaptar a relação de atividades de acordo com sua própria necessidade.
 
Lá no "Vida Organizada" a Thais sugere também as listas de limpeza, distribuindo as tarefas no decorrer da semana, mas, por enquanto, eu ainda prefiro concentrar a faxinona no bom e velho sábado...
 
O que posso dizer sobre esses primeiros quatro dias de listas de rotina?
 
- NÃO COMECE NO FINAL DE SEMANA!!! Quer dizer, não foi a melhor estratégia mas também não foi de todo inválido. Deu pra pensar bastante sobre o porquê de estar implementando isso nas nossas vidas.
 
- Tanto eu quanto marido fizemos tudo que estava proposto em nossas listas (tá bom, tá bom, esqueci de regar as plantas... santa-cacilda-do-vidigal-as-plantas-estão-morrendo-de-sede), mas em horários bem diferentes do proposto. E trocamos algumas das tarefas também, teve dia que percebi que eu varria a calçada enquanto ele colocava a roupa na máquina... vai entender esse casal...
 
- Ter uma lista me deixou mais animada, como se eu estivesse em uma missão importante. Podemos dizer que "criou" um sentido diferente para tarefas banais.
 
- A perfeição virá com o tempo, o importante é não desistir, ir melhorando aos poucos.
 
OBS 1 : Será que devo acrescentar algumas técnicas da Super Nanny para o marido? Tipo um mural com estrelinhas para cada vez que ele acertar??? Lembro de um episódio em que as crianças eram muito bagunceiras então a mãe tinha um cesto. Sempre que as crianças não guardassem o brinquedo no lugar certo, no final do dia ele ia parar no cesto dos renegados. Na terceira vez que o dito cujo fosse parar no cesto dos renegados a mãe entregava o brinquedo para doação - kkk, Marcelo teria perdido muito tênis nessa brincadeira. E eu não teria um brinco sequer...
 
OBS 2 : A lista de cardápio é assunto para depois!
 
OBS 3: Se você quiser, pode imprimir o modelo abaixo e criar sua própria lista!
 

 
 
Beijos e tchau!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diz o que você achou!