quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O início da saga "O Armário"

Certo dia, passando em frente a uma loja de móveis usados, o marido pergunta, só para agradar:
- Quer dar uma olhada nessa loja? (Destaque para o fato da loja não ser lá essas coisas e o marido não dar nada por ela – e ter certeza de que eu não ia querer comprar nada).
Você não pode imaginar como eu fico feliz ao bisbilhotar lojas de móveis antigos.  Entrei como a criança que entra em loja de brinquedos e fui olhando, olhando, entrando nas profundezas mais sombrias da loja, até que dou de cara com três armários antigos LINDOS demais, escondidos atrás de umas velhariazinhas.
Pensei em como eles deviam ser caros, afinal, já tinha visto alguns assim em outras lojas por valores bem salgados. Perguntei por curiosidade o preço e o vendedor me disse um valor que é a décima parte do que eles costumam valer!!!
É, querida amiga, você deve imaginar o final dessa história... eu olhando com cara de o Gato de Botas pro marido, ele olhando pra mim com cara de Shrek e o vendedor nos olhando com a cara de quem não entendia o tamanho do drama que se desenrolava (tipo o burro falante).
Bom, o armário foi parar em casa com a promessa de ser restaurado em breve. A reforma dele ainda não veio, mas a necessidade de organizar o escritório fez com que eu o elegesse para ser usado para guardar livros e materiais de escritório.


 Aproveitei os restos de uma sapateira antiga para fazer as prateleiras. De um pallet que encontrei na rua foram cortadas as ripas para segurar as prateleiras. Um antigo gaveteiro foi parar dentro do armário e por enquanto ele está assim:


Substituirei as pastas amarelas por arquivos do tipo revisteiro, são mais fáceis de manusear.

Eu estava pensando em mostrar só quando estivesse pronto, mas pensei melhor e vi que a graça está nisso mesmo, da gente ir reparando nas transformações, que à vezes demoram mas valem a pena.
Os livros e apostilas mais usados estão em outro móvel, que terá um post só para ele. Os menos usados vieram para o armário. As tranqueiras estão dentro das caixas vermelhas que – prometo – receberão etiquetas para identificarmos seu conteúdo com mais facilidade.
A reforma do armário só será feita depois que eu pintar a mesa da cozinha e do escritório. Depois disso, passo para a restauração dele. O fundo e os puxadores deverão ser trocados, a parte interna das portas receberá complementos para favorecer a organização e vou clarear a cor do móvel para ficar mais leve no ambiente. As ripas serão trocadas por outras de melhor qualidade e as prateleiras serão revestidas com tecido. A tarefa de lixar será árdua e o marido já avisou que estou por minha conta – ô dó.
Mas o marido não está sem crédito não, me ajudou a cortar as prateleiras e a fixar as ripas. E nos outros projetos ele participa pra caramba – só declarou que não lixa mais nada e me lembra disso a cada coisinha que eu vejo na rua e quero trazer pra casa. É mais ou menos assim:
- Olha, amor, dá pra levar essas pernas de mesa pra casa e reformar OU olha essa moldura velha de espelho, se lixar e pintar fica novilha OU amor, para o carro que eu vi um estrado de cama jogado na calçada!!! OU Nossa, dá a ré que eu vi um caixote de fruta!!!
- Mas você vai reformar logo ou vai ficar lá ocupando espaço?
- Mas é claro que vou usar logo, imagina...
- Mas é você quem vai lixar, não é?
- Claro...
- E você quer levar mesmo?
- Ah, acho que a gente não pode deixar passar, não é?!!!
E é assim que muitas coisas vêm parar aqui em casa.
Ah, amanhã vou colocar aqui alguns armários que servirão de inspiração!

Beijos e tchau!

Obs: Me ajuda a decidir como será esse armário? Coloridão, bem alegre? Todo branco? Pátina? Tecido delicado? Pintura delicada com detalhes em tecido? O que? O que? O que?????

2 comentários:

Me diz o que você achou!