terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sua casa, sua cara - e viva a samambaia!


Ontem foi publicado na Folha um artigo do arquiteto Guto Requena intitulado "Cinco passos para ter uma casa cafona". Alguns gostaram do texto, outros odiaram por causa da ironia do autor, mas há algo interessante na discussão.
Muitas vezes as pessoas, ao decorarem suas casas, se preocupam em utilizar APENAS o que está na moda, o que é tendência e tal. Mas acontece que ser refém da moda não torna ninguém elegante e antenado (em qualquer coisa, música, roupas, decoração...). Da mesma forma que ignorar as tendências pode significar deixar passar muitas coisas interessantes, úteis e bonitas.
Para mim, acompanhar tendências e observar o que está na moda é bacana para me manter atualizada sobre novos materiais e conceitos, novos usos para aquilo que já conhecia, me inspirar e estimular a criatividade. Entretanto, jamais seguir como regra.
A minha regra é a identificação, a customização, fazer e desfazer, fazer ficar a minha cara, tornar meu espaço pessoal e agradável e fazer uso do que está disponível para isso, seja o artigo novo de determinada loja, seja o estrado de uma cama velha que ia ser jogada fora e se transformou em floreira, seja a estante antiga que arrematei da casa da minha vó.

Então...
Inspirada em itens que por um tempo foram considerados cafonas – que injusto!!! – e agora são considerados tendência (aff...), fiz uma seleção de ambientes que usam e abusam das samambaias.
Fonte: Canal Rural

Acho que elas são lindas e engraçadas, dão um ar bem despojado ao ambiente! Mas veja só, dependendo de como você as usa no ambiente, podem dar um ar de refinamento, não acha? Só de ter colocado a plantinha num cesto deixou a imagem mais nobre, mas se for colocada em um ambiente moderninho ela acompanha muito bem e não faz caso!

Fonte: tudoedimais
Fonte: Casa Abril

As duas fotos abaixo são da Casa de Valentina. A primeira é unanimidade entre quem gosta de samambaias, é só você jogar no google que ela aparece rapidinho, já saiu em vários blogs exaltando a samambaia.


A mostra “Morar mais por menos” de Brasília também fez uso dela:

Outro lugar em que sempre ela aparece é na Casa e Jardim:


Ela fica bem em ambientes externos e internos, se desenvolve bem em ambientes de meia sombra, boa ventilação, mas com vento moderado.

Fonte: Casa de Filó

Fonte: Casos de Casa

Fonte: Decoratividade


Beijos e tchau!

Um comentário:

Me diz o que você achou!