Nos próximos três meses muitas coisas mudarão na nossa vida. Estamos planejando uma transformação e estou extremamente animada com isso. Mas... ansiosa também. Para definir os detalhes desse processo preciso esperar por algumas questões externas e o resultado tem sido o retorno da minha insônia com força total. E isso já tem um mês! Em algumas dessas noites, enquanto oro, tenho conversado com Deus sobre como tornar esse processo de espera menos difícil para mim e mais saudável (produtivo), no sentido de trazer algo de bom no DURANTE, sabe? Quando nos preparamos para uma mudança, temos a tendência de esperar pelo futuro sem aproveitar o presente, e isso é o que eu não quero que aconteça.
A resposta que tenho recebido é que estes últimos meses do ano são uma maravilhosa oportunidade para eu aprender a me organizar melhor. Toda nova fase exige nova organização e, vamos falar a verdade, tornar-se uma pessoa organizada não é coisa fácil e não acontece de uma hora para outra.
Não sou o que se pode chamar de "pessoa desorganizada". Vamos colocar da seguinte forma: tenho bons princípios, sei de muitas coisas que deveria fazer para facilitar minha rotina mas não faço, por pura indisciplina. Quer um exemplo? Meu armário - QUANDO EU QUERO - é quase uma obra de arte. Coisa linda de ver, dá vontade de até chamar os vizinhos para espiar. Aí vem o fenômeno da pressa, de tirar uma roupa, provar, não gostar, tirar outra roupa, decidir o que vestir e deixar o resto em cima da cama. Se eu tivesse a disciplina de dobrar o que não vou usar e colocar de volta no lugar, estaria tudo resolvido, já que o armário está organizado de maneira funcional e prática. Mas...e tem sempre o "mas", se eu não fizer isso na hora, a roupa acumula e uma hora ou outra, o monstro da pilha de roupa será enfiado da maneira mais brutal possível guarda-roupa adentro. No melhor estilo "Delírios de consumo de Becky Blomm".
O próprio blog reflete meu grau de organização ou desorganização. Quando fico muito tempo sem postar uma arte minha, não é por falta de projetos em andamento, mas sim por falta de organização para finalizar cada um deles!!!
Então, como me disciplinar? Como? Como??? Como??????? Com mais organização, ora bolas!!!
Ontem comecei a estudar alguns métodos de organização e a pesquisar alguns sites/blogs sobre o tema. Além das dicas comuns e coisa e tal, acabei encontrando o blog
Vida Organizada, da Thais Godinho, que conhecia de um tempo atrás mas que a muito tempo não via. Após uma maratona de leitura dos artigos da moça, tomei as primeiras decisões para alcançar meus objetivos de organização.
* Estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Pensar sobre esses objetivos é fundamental para você organizar suas prioridades e não perder tempo com coisas inúteis (quer entender melhor?
Leia esse artigo que ela explica bem direitinho);
* Estabelecer rotinas diárias. No meu caso, começarei com três: matinal, noturna e de refeições. Basicamente é definir tarefas que devem ser feitas diariamente ao acordar e antes de dormir, além de programar as refeições com antecedência. No próximo post vou detalhar bem a construção dessas rotinas.
* Construir um método para organizar suas informações e definir as ferramentas. As minhas ferramentas, a princípio, serão: agenda, caderno e pastas.
Na AGENDA - Marcar todos os compromissos que tiverem datas específicas. Exemplo: consultas, reuniões, aniversários. Nesse item não tem segredo porque é o uso comum que já faço.
No CADERNO - Marcar todas as coisas que devo fazer, mas que não têm uma data específica. Vou marcar em forma de listas diárias. Exemplo: A preparação de documentos para uma reunião, a compra de um presente de aniversário, uma tarefa para a pós.
Em PASTAS - Separar em pastas documentos e contas. Separar uma pasta para projetos. Nesta pasta colocarei as informações referentes aos projetos que estiverem em andamento. Exemplo: Em um clips eu junto tudo sobre a mudança de casa (telefones de empresas de mudança, recibos, etc), em outro eu coloco tudo sobre as férias, em outro informações sobre o blog e assim por diante. Nessa pasta só devem ficar projetos que estão acontecendo, quando terminar um projeto eu vejo tudo que tem no clips e decido se pode ser jogado fora ou arquivado em outro lugar.
O caderno de listas será usado também para ser uma CAIXA DE ENTRADAS. Ele deverá ser carregado diariamente com a agenda, para centralizar todas as informações que eu julgo importante de serem lembradas depois. Anoto tudo e, ao final do dia, risco se já tiver resolvido ou encaminho para as providências necessárias.
E aí, será que eu consigo? E você, não precisa melhorar sua organização?
Eu vou compartilhar aqui as conquistas e derrotas do processo e, quem sabe, você se anima também! Não tenho dúvidas que a organização trará bem estar para nossa vida e que valerá a pena o esforço!
Beijos e tchau!!!