Da sexta-feira passada até hoje dediquei bastante tempo para a reforma da cozinha:
- Passei massa corrida nas paredes que faltavam;
- Pintei todas as paredes;
- Reformei as estantes de caixote de feira que quebram o galho no lugar dos armários que ainda não tenho;
- Pintei o micro-ondas;
- Pintei a geladeira.
Como o trabalho foi muito e quero mostrar o passo-a-passo de tudo pra vocês, vou fazer posts separados para cada item. Comecemos com a parede sem gracinha que ganhou listras.
Primeiro um antes e depois - a geladeira está aí na segunda foto porque ela está um pouco desalojada no momento, amanhã a coitada vai pro lugar certo e sai do meio do caminho. As estantes ficarão nessa parede, junto a quadrinhos fofos.
Então vamos lá!
Material:
- Fita larga (usei pouco mais de dois rolos);
- Régua (a maior que você tiver, eu usei uma de pedreiro, que tem mais de 2m, o que foi ótimo);
- Nível ou esquadro ou mágica para deixar as listras niveladas;
- Borracha;
- Rolinho de espuma de 9cm;
- Pincel para os acabamentos e correções;
- Tinta nas cores escolhidas.
1o passo: Corrigir as imperfeições da parede com massa corrida, lixar e pintar de branco para dar a base. Se a parede já estiver branca e em boas condições pule esta etapa. Não esqueça de isolar com fita as tomadas!
2o passo: Com o auxílio do nível e da régua, marque as listras na parede. Podem ser listras aleatórias ou em distância padronizada, você é quem manda nessa hora.
3o passo: Agora você precisa estabelecer a ordem de pintura, ou seja, qual cor será pintada primeiro. Estabeleça também como você quer distribuir essas cores. Eu fiz instintivamente e gostei do resultado, mas se você não tem muita prática é melhor testar em uma folha de papel a distibuição das cores para que fique harmônico.
4o passo: Escolhida a primeira cor a ser pintada, isole com fita e pinte com o rolinho de espuma. Não use pincel nessa hora pois podem ficar marcas, o rolinho garante melhor resultado.
ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!!! Espere secar bem antes de retirar as fitas! De preferência de um dia para outro e, se sua paciência for mega plus, espere dois dias (a minha não é). Se você retirar as fitas antes, as bordinhas de tinta vão soltar e você terá um trabalhão para fazer os retoques. Mas esse não é o problema maior. É que para você continuar o trabalho, precisa delimitar o espaço da próxima cor, o que, inevitavelemente, fará você ter que colocar a fita em cima de onde já está pintado. Ou seja, se colar a fita em cima da tinta que não teve seu tempo de secagem respeitado, na hora de tirá-la, a tinta levantará junto.
Não tem como ter pressa nesse processo, é mais ou menos um dia para cada cor. Agora a SUPER MASTER DICA. Quando colar as fitas, passe borracha branca nas beiradas, como se estivesse apagando alguma coisa. Além de fixar bem a fita, a borracha que vai esfarelando "preenche" a fita e não deixa que a tinta penetre por baixo.
5o passo: Depois que a última cor tiver secado bem, retire as fitas e fique admirando sua obra por um tempo. Se você foi rebelde e tirou as fitas antes da hora, volte três casas. Você precisará do pincel fino para corrigir as imperfeições, e só depois disso poderá fazer a dancinha da vtória e torturar as pessoas da família obrigando-as a ficar olhando para a parede por uma hora inteira e repetindo se gostaram da obra.
E aí, gostaram? Se tiver alguma dúivida é só colocar nos comentários que eu respondo. E amanhã coloco a reforma do micro-ondas.
Beijos e tchau!