quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cozinha da parede listrada pronta - ufa!

Olá!!!
Terminei de colocar as coisas na parede listrada e finalmente podemos ver o antes e depois de verdade!
Vamos lembrar o antes?



E o resultado!

 Quadrinhos de imagens da internet.


Na cozinha não tenho armários e não terei tão cedo, então os alimentos estão em cestos. Achamos que está muito exposto assim, então farei espécies de "tampas de tecido"(???) para cada cesto, para proteger.



Como os caixotes são reaproveitados, a madeira não é perfeita e nem reta, então uma das estantes está meio pendente para a direita. Para resolver preciso prender uma à outra, para assim dar firmeza.


Bom, foi assim que ficou meu cantinho na cozinha! Eu e marido gostamos! E que venha a reforma do escritório (e o marido suspira nessa hora, com aquela cara de "já vamos começar de novo???" e me diz: "te vira, nega, isso é contigo...").

Beijos e tchau!!! Ah, e um beijo especial para o pessoal que está conhecendo o blog agora, sejam todos muito bem vindos!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Colocação de quadros na parede

Olá!
Pois é, pois é... A semana puxou o meu tapete e foi tão corrida que hoje é sexta e eu não consegui parar para tirar fotos do micro-ondas e do restante da cozinha! Mas de amanhã não passa!
 
Enquanto isso, estava aqui lembrando de algumas referências de decoração da minha infância. Lembrei da sala da casa da minha tia Rita, com a parede re-ple-ta de quadros, que me deixava um tanto intrigada. Me lembro certinho de uma ocasião em que eu e minha família nos mudaríamos de cidade e fomos até lá para uma visita de despedida e, apesar de não lembrar muita coisa desse dia (eu tinha seis ou sete anos), lembro-me perfeitamente de como os quadros estavam colocados na parede e de como eu prestava atenção neles.
 
O tempo passou, a tia mudou de apartamento e os quadros mudaram de lugar, e acho que ela até hoje não sabe o quanto eu apreciava sua parede! hehehe!
 
Mas é fato que uma parede sem quadros para mim é muito triste, sem vida, por isso, separei algumas imagens com disposições bem legais de quadros, algumas simétricas e outras mais intuitivas, e eu gosto de verdade das duas maneiras.

Essa primeira foto é uma das que mais me agradam, provavelmente por causa do papel de parede dando destaque aos quadros.



Aqui a descontração fica por conta do paspatur colorido em oposição às fotos em preto e branco. Achei diferente e gostei. Mas acho que prefiro ao contrário, hehe!





Você já deve ter visto por aí a onda de apoiar os quadros em uma prateleira, não é? Muito prático pra quem gosta de variar a decoração com frequência.




Alinhados e lindos:



E olha bem como o seu corredor-rei-do-tédio pode se transformar num estalar de furadeira!




E pra não ter que enquadrar, caso não queira, você pode usar cabides, pranchetas ou o que vier à mente para expor as gravuras.


Hum... acho que quero mais quadros para a cozinha!!!

Beijos e tchau!!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reforma da cozinha - parede listrada

Da sexta-feira passada até hoje dediquei bastante tempo para a reforma da cozinha:
- Passei massa corrida nas paredes que faltavam;
- Pintei todas as paredes;
- Reformei as estantes de caixote de feira que quebram o galho no lugar dos armários que ainda não tenho;
- Pintei o micro-ondas;
- Pintei a geladeira.
Como o trabalho foi muito e quero mostrar o passo-a-passo de tudo pra vocês, vou fazer posts separados para cada item. Comecemos com a parede sem gracinha que ganhou listras.
Primeiro um antes e depois - a geladeira está aí na segunda foto porque ela está um pouco desalojada no momento, amanhã a coitada vai pro lugar certo e sai do meio do caminho. As estantes ficarão nessa parede, junto a quadrinhos fofos.

Então vamos lá!
Material:
- Fita larga (usei pouco mais de dois rolos);
- Régua (a maior que você tiver, eu usei uma de pedreiro, que tem mais de 2m, o que foi ótimo);
- Nível ou esquadro ou mágica para deixar as listras niveladas;
- Borracha;
- Rolinho de espuma de 9cm;
- Pincel para os acabamentos e correções;
- Tinta nas cores escolhidas.
1o passo: Corrigir as imperfeições da parede com massa corrida, lixar e pintar de branco para dar a base. Se a parede já estiver branca e em boas condições pule esta etapa. Não esqueça de isolar com fita as tomadas!

2o passo: Com o auxílio do nível e da régua, marque as listras na parede. Podem ser listras aleatórias ou em distância padronizada, você é quem manda nessa hora.

3o passo: Agora você precisa estabelecer a ordem de pintura, ou seja, qual cor será pintada primeiro. Estabeleça também como você quer distribuir essas cores. Eu fiz instintivamente e gostei do resultado, mas se você não tem muita prática é melhor testar em uma folha de papel a distibuição das cores para que fique harmônico.



4o passo: Escolhida a primeira cor a ser pintada, isole com fita e pinte com o rolinho de espuma. Não use pincel nessa hora pois podem ficar marcas, o rolinho garante melhor resultado.


ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!!! Espere secar bem antes de retirar as fitas! De preferência de um dia para outro e, se sua paciência for mega plus, espere dois dias (a minha não é). Se você retirar as fitas antes, as bordinhas de tinta vão soltar e você terá um trabalhão para fazer os retoques. Mas esse não é o problema maior. É que para você continuar o trabalho, precisa delimitar o espaço da próxima cor, o que, inevitavelemente, fará você ter que colocar a fita em cima de onde já está pintado. Ou seja, se colar  a fita em cima da tinta que não teve seu tempo de secagem respeitado, na hora de tirá-la, a tinta levantará junto.


Não tem como ter pressa nesse processo, é mais ou menos um dia para cada cor. Agora a SUPER MASTER DICA. Quando colar as fitas, passe borracha branca nas beiradas, como se estivesse apagando alguma coisa. Além de fixar bem a fita, a borracha que vai esfarelando "preenche" a fita e não deixa que a tinta penetre por baixo. 

5o passo: Depois que a última cor tiver secado bem, retire as fitas e fique admirando sua obra por um tempo. Se você foi rebelde e tirou as fitas antes da hora, volte três casas. Você precisará do pincel fino para corrigir as imperfeições, e só depois disso poderá fazer a dancinha da vtória e torturar as pessoas da família obrigando-as a ficar olhando para a parede por uma hora inteira e repetindo se gostaram da obra.

E aí, gostaram? Se tiver alguma dúivida é só colocar nos comentários que eu respondo. E amanhã coloco a reforma do micro-ondas.

Beijos e tchau!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Apartamento com decoração colorida - bem colorida

É atrevida a decoração desse apartamento de 65m, projeto da arquiteta Adriana Yazbek. Adorei como o recurso da cor foi usado - mas atenção! Para ousar dessa forma é preciso ter boa iluminação!


Quase todas as paredes permaneceram brancas para servirem como base dos móveis coloridos.


No escritório, onde a parede é colorida, a mesa ficou branca, sacou o equilíbrio???





Mais fotos do projeto aqui: Casa Abril

Beijos e tchau!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Armário de metal reformado

Olá!
Esta semana está sendo de trabalho intenso em casa! Estou fazendo o armário, mas... não tenho atelier nem oficina, e considerando que não para de chover, é impossível trabalhar no lado de fora de casa! Então... a cozinha virou meu campo de batalha - para desespero dos demais habitantes do lar.

E como uma coisa puxa a outra, e como entre uma demão e outra de tinta minha cabeça fervilhava de ideias, resolvi tratar das questões pendentes da cozinha. O armário foi parar na sala enquanto eu reformava as estantes, passava massa corrida nas paredes, pintava tudo e mais um pouco. A previsão é que até o final do dia esteja tudo pronto para ser mostrado aqui.

Enquanto isso, onde eu trabalho, estamos muito entediados com os móveis da nossa sala, basicamente um armário de madeira cinza e um gabinete de metal como esse aí embaixo:



Decidimos repaginar os dois e depois de buscar algumas inspirações, hoje chegamos à conclusão de qual seria nossa linha de trabalho:





No original foi usado papel de parede, mas nós temos um segredo, que por enquanto não será reveleado (música de mistério ao fundo). Ah, esse projeto não será feito por mim apenas, mas em conjunto com meus colegas Cris e Sonir.

E se você quiser mais inspirações, separei outros armários de metal que foram reformados:


Fonte: http://californiacallahans.blogspot.com.br


Fonte: http://sarager.blogspot.com.br



Fonte: http://www.youngandcrafty.com

Fonte: http://www.apartmenttherapy.com
Para ver o passo-a-passo do primeiro armário venha por aqui.

Até amanhã, beijos!


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Restauração - mesa com tampo de mosaico

OI!!!!
Não sei se você lembra, mas eu falei por aqui que só mexeria no armário quando tivesse restaurado a mesa da cozinha? Pois é, está feito!
 
Mesa pronta - o detalhe que falta será por conta de um marceneio competente, depois explico - e trabalho no armário iniciado.
 

A mesa é antiga, era da minha mãe e tinha um verniz escuro bem forte. Depois ela passou por uma fase azul, bem azul. Estava até bonitinha (o tampo estava com uma aplicação linda de tecido), mas ela precisava de uma reforma mesmo, pois as pernas estavam abrindo, o tampo se desfazendo e coisa e tal.

 
O tampo estragado, que era uma placa fina de uma espécie de eucatex, foi retirado, ficando apenas essa base de sarrafos. Lixei tudo muito bem, principlamente as pernas, pois elas receberiam apenas pintura. Com cola de madeira fixei os pontos que precisavam de reforço e parti pro mosaico.
 

Obs: Essa foto vai especialmente para a moça do RH lá da empresa, para explicar o porquê de eu não conseguir passar o dedo no ponto - as digitais ficaram gastas!!!
 
 
Decidi deixar um espaço maior do que o normal entre as pastilhas pois queria mais contraste entre as pastilhas escuras e o rejunte branco. Se você fizer um trabalho menor é melhor diminuir o espaço entre elas para ficar proporcional e delicado.
 
 
Se você acha que falta aventura em sua vida, experimente misturar o rejunte no tapete da sua sala, vendo TV. Inesquecível...
 

Depois de limpar o rejunte o resultado foi esse:



 
Depois de bem seco apliquei duas camadas de cera incolor para proteger o trabalho de pó e outras sujeiras. Se você reparar, as pastilhas não estão posicionadas exatamente nos limites da mesa, tem um espaço, viu? É porque eu tinha combinado com um marceneiro de fazer uma borda mais caprichada e estilosa, mas ele me deu os canos. Sem querer, essa semana encontrei com ele na loja de ferragens e ele me disse que só em ABRIL poderia fazer. Ãh??? No dia 1o de abril? - quase perguntei.
 
Pensei em algumas opções na base do faça-você-mesmo mas nenhuma me deixou satisfeita. Então apenas pintei as bordas de branco também e ficará assim até eu pensar em outra coisa ou resolver ir atrás de um outro marceneiro.  Por enquanto eu e marido estamos satisfeitos.
 
E logo, logo vamos ter novidades do armário...
 
Beijos e tchau
 
Ah, me conta o que você achou ali embaixo nos comentários!