sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sorteio dos Achados de Decoração

Olá!

"Botique de achados" é uma loja virtual com coisas muito bonitas e delicadas para decoração. Em parceria com o blog Dcoração está realizando um sorteio de um vale-presente de R$200,00. Presentão, né?

Então, se você quiser participar, clique aqui e siga as instruções. Se você não participar torce por mim!!!



Beijos e tchau!!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fotos fabulosas

Hoje eu conheci um site muito bom, com fotografias incríveis. Selecionei algumas para mostrar aqui, mas foi difícil escolher, pois todas são lindas.
Vou mostrar um pouquinho pra você ver que vale a pena, visitar a fonte e se deliciar muito mais: http://bluepueblo.tumblr.com

Entrada de uma livraria na França

Quarto secreto na sala de leitura no Maine - EUA

Biblioteca em Nova York - EUA

Biblioteca - Países Baixos
Pirâmide de Livros - Colorado

França

Itália

Estrada em Taiwan

Minha casa numa vila na Alemanha


França




Restaurante na França

Lindas fotos, não é?

Beijos e tchau!!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Banquinho bordado com ponto cruz

Você já viu por aí o pessoal colocar ponto cruz em lugares inusitados?


Fonte: Decoração e invenção; Santa Filomena
 Na parede, em telas, em janelas... Nas fotos acima, a coruja é pintada, os bordados em cima da cama e da mesa são adesivos e a grade foi bordada para dar um toque artesanal ao portão de um restaurante.

Até num banquinho de madeira tem. Resisti com afinco a todas as imagens bacanas que tinha visto desses quase-bordados, mas o tal do banquinho me pegou.


Fonte: This little street

Banquinho numa mão, furadeira na outra, marido olhando com cara suspeita e vamos lá!

Primeira coisa é escolher o desenho a ser bordado. Não pode ser muito grande, pois os furos devem ser feitos com uma distância considerável uns dos outros (+ ou – 1cm), o que não deixa muito espaço.  Outra coisa, tem que calcular onde está pregada e colada a base do banquinho, pois você não pode fazer o furo em cima dessa base (adivinha se eu só atentei pra isso depois de quase destruir a furadeira tentando atravessar a base do dito cujo).

Desenho em mãos, com um papel quadriculado passei o risco para o banco. Usei um preguinho para marcar onde ia furar. O papel quadriculado pode ser comprado em papelaria ou impresso da internet.


Depois de tudo furado precisa lixar bem antes de pintar, não pode deixar nenhuma lasca de madeira.  Depois de pintado e bordado apliquei pedaços de tecido nas pernas e envernizei. Vou colocar mais detalhes, mas por enquanto fica assim.

Em minha pesquisa achei esses outros banquinhos bordados, mas não com ponto cruz:

Fonte: Mercado Livre; Burdastyle

Se você gostou, comenta para eu saber?
Beijos e tchau!

Nota: O marido, que ficou na desconfiança durante a execução do projeto, gostou bastante e quer mais bancos bordados por aqui.

Sua casa, sua cara - e viva a samambaia!


Ontem foi publicado na Folha um artigo do arquiteto Guto Requena intitulado "Cinco passos para ter uma casa cafona". Alguns gostaram do texto, outros odiaram por causa da ironia do autor, mas há algo interessante na discussão.
Muitas vezes as pessoas, ao decorarem suas casas, se preocupam em utilizar APENAS o que está na moda, o que é tendência e tal. Mas acontece que ser refém da moda não torna ninguém elegante e antenado (em qualquer coisa, música, roupas, decoração...). Da mesma forma que ignorar as tendências pode significar deixar passar muitas coisas interessantes, úteis e bonitas.
Para mim, acompanhar tendências e observar o que está na moda é bacana para me manter atualizada sobre novos materiais e conceitos, novos usos para aquilo que já conhecia, me inspirar e estimular a criatividade. Entretanto, jamais seguir como regra.
A minha regra é a identificação, a customização, fazer e desfazer, fazer ficar a minha cara, tornar meu espaço pessoal e agradável e fazer uso do que está disponível para isso, seja o artigo novo de determinada loja, seja o estrado de uma cama velha que ia ser jogada fora e se transformou em floreira, seja a estante antiga que arrematei da casa da minha vó.

Então...
Inspirada em itens que por um tempo foram considerados cafonas – que injusto!!! – e agora são considerados tendência (aff...), fiz uma seleção de ambientes que usam e abusam das samambaias.
Fonte: Canal Rural

Acho que elas são lindas e engraçadas, dão um ar bem despojado ao ambiente! Mas veja só, dependendo de como você as usa no ambiente, podem dar um ar de refinamento, não acha? Só de ter colocado a plantinha num cesto deixou a imagem mais nobre, mas se for colocada em um ambiente moderninho ela acompanha muito bem e não faz caso!

Fonte: tudoedimais
Fonte: Casa Abril

As duas fotos abaixo são da Casa de Valentina. A primeira é unanimidade entre quem gosta de samambaias, é só você jogar no google que ela aparece rapidinho, já saiu em vários blogs exaltando a samambaia.


A mostra “Morar mais por menos” de Brasília também fez uso dela:

Outro lugar em que sempre ela aparece é na Casa e Jardim:


Ela fica bem em ambientes externos e internos, se desenvolve bem em ambientes de meia sombra, boa ventilação, mas com vento moderado.

Fonte: Casa de Filó

Fonte: Casos de Casa

Fonte: Decoratividade


Beijos e tchau!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mais música na casa

Pensando no post anterior me lembrei da casa da Laély, do blog “Salada La”. A sala dela tem várias referências musicais – ou melhor, tem vários instrumentos mesmo -  até porque a música faz parte da sua família.
Para conhecer melhor, faz uma visitinha ! Você vai encontrar um teclado à direita e, se passear pelo site, encontrará a própria dona da casa tocando violino e encontros familiares banhados em música.


A foto é do ano passado, será que já está diferente?
Destaque especial para a capa de pachwork do violão na parede.
Beijos e tchau!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia do músico - Casa com música

Dia 22 de novembro foi o dia do músico.



Não sei dizer quantos músicos tenho na família, eu devo ser uma das únicas que não domina um instrumento (foi mal, mãe, eu sabia que devia ter prestado mais atenção nas aulas de piano...).



O fato é que a influência da música não me larga e, como homenagem aos artistas de plantão, fiz uma seleção de imagens de decoração com um toque (ou um tapão) de inspiração musical.


Inspiração musical na decoração não significa uma “casa temática”! Em minha opinião, quando uma referência é usada de forma exagerada ela perde seu encanto (seja a música, cinema, natureza, arqueologia, moda, tal, tal e tal) e fica carregada.  Na foto abaixo gosto muito do lustre de bateria. Se tivesse apenas ele, e talvez alguns discos, me agradaria muito mais.


Mas essa é a minha opinião, tem gente que adora um minha-casa-é-um-parque-temático e se sente bem, e, no fim das contas, é isso o que importa. Ah! Mas tem uma forma de exagero que eu adoro! Aqueles em lugares públicos!
Olha só esse parque/jardim em Vienna! Tornou o lugar especial, memorável:

Esse piano abaixo não descobri ainda de onde é. QUando descobrir eu atualizo.

E o que dizer dessa arquitetura incrível? O violino transparente é, na verdade, a escada para o piso superior. A ideia do governo chinês, ao construir o prédio, era favorecer o turismo. Acho que funcionou.




Bom, agora sobre a decoração em si, temos aquelas famosas gambiarras, o faça você mesmo e aproveite o que já tem. 







Confesso que esse é o meu ponto fraco: posso pintar uma parede três vezes no mesmo ano, reformar um móvel que não me agrada, fazer e desfazer um projeto até chegar ao ponto que eu quero (ou acabar a paciência). Mas com instrumentos eu sou muito mais prudente. Talvez até careta. Acho que é uma espécie de “respeito exagerado” ao que a música representa, à arte necessária para a construção de qualquer instrumento, mas o fato é que, por mais que eu ache lindo esse piano pintado de azul, consideraria quase um sacrilégio alterá-lo (neura, neura...).



Não é que o violão não tenha toda essa moral comigo, mas com ele eu já fico à vontade para brincar e pirar na tinta (ou no tecido e no contact).  O meu já foi lixado, restaurado, ganhou umas aplicações e agora vai ganhar roupa nova de novo. Se ficar bonito eu mostro aqui num outro dia.
Temos móveis com design específico:




Adesivos, esculturas, almofadas e pinturas :




Prateleiras, luminárias, cobertas, velas... ufa! São muitas as opções para colocar a música na decoração, é só pensar um pouquinho que logo a gente se inspira!







Ah, esse porta-chaves aí de cima eu faria em preto e branco (a neura do piano), mesmo assim, a ideia é ótima.

Se você leu esse post até o fim, parabéns, você é persistente! Sei que ele ficou grandão, da próxima vez eu separo em parte 1 e parte 2.

Se você tem alguma referência musical na sua casa, manda para eu ver? E para mostrar para o pessoal?

Beijos e tchau!!!